DIVULGUE AQUI SUA MARCA!

DIVULGUE AQUI SUA MARCA!
WHATSAPP (43) 9 9979-8834

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

CERCA DE 20 MIL PESSOAS TEM AIDS NO PR; NO NORTE PIONEIRO PERTO DE 800 PESSOAS ESTÃO COM O VIRUS


O primeiro caso confirmado de Aids no Paraná foi registrado em 1984, em Curitiba. Ao longo desses 30 anos de luta contra a doença, muita coisa mudou. Com o Programa de Controle da Aids, do Governo do Estado, a população tem agora acesso à diversas formas de prevenção, diagnóstico facilitado e garantia do tratamento gratuito da Aids e do HIV na rede pública de saúde.

Para marcar a data neste dia primeiro e comemorar os avanços no enfrentamento da Aids, uma série de atividades estão sendo realizadas em todo o Estado para informar à população que a doença é um problema real. Anualmente, 2 mil casos novos de HIV ou Aids são registrados em média no Paraná, o que reflete em pouco mais de 500 mortes por ano.

TRATAMENTO - Dados da Secretaria Estadual da Saúde apontam que até 2013, 37.386 pessoas foram infectadas pelo vírus HIV no Paraná. A estimativa é que cerca de 20 mil ainda convivam com o vírus, embora apenas de 16.744 paranaenses estejam realizando o tratamento.

Desde o ano passado, todas as pessoas com diagnóstico de HIV devem ter acesso imediato ao tratamento, independente de apresentar sintomas da Aids ou não. Isso revela que quase 4 mil pessoas estão aptas, mas ainda não iniciaram o tratamento.

De acordo com o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz, é importante que essas pessoas busquem uma unidade de saúde o mais rápido possível. “O tratamento é essencial para garantir mais sobrevida e qualidade de vida ao paciente. Apesar da Aids não ter cura, é possível que a pessoa tenha uma vida praticamente normal”, ressaltou.

PERFIL - Atualmente, o principal alvo das campanhas de conscientização sobre doenças sexualmente transmissíveis é o jovem, sobretudo na faixa etária entre 20 e 39 anos. “É nesta idade que se concentra a maior parte dos casos. Entretanto, é preciso deixar claro que a Aids atinge pessoas de todas as faixas etárias, sexos, raças, classes sociais e orientações sexuais”, alertou Elisete.

Após análise do perfil dos casos de Aids no Paraná, o Governo do Estado criou a Rede de Protagonismo Juvenil na Prevenção das DSTs e Aids. Há três anos a rede vêm mobilizando estudantes de 2,2 mil colégios estaduais e 64 universidades públicas e privadas no sentido de levar a discussão da prevenção para dentro das salas de aula.


TELEVENDAS 9990-4478

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não refletem a opinião do jornal